Gapa retoma aulas presenciais em sua sede

 Grupo de Apoio a Prevenção à AIDS – GAPA/BS está retomando atividades presenciais, até então impossibilitadas devido às rígidas regras impostas pela pandemia. Uma delas é o curso de Artesanato, com aulas na sede da entidade, na Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos.

Na programação inicial está a confecção de pantufas a partir da utilização do solado de chinelas de borracha, material de fácil acesso e que pode resultar em renda extra para os participantes. Outros itens estão sendo pesquisados para as aulas, conforme o interesse dos pacientes.

“Tudo depende do desenvolvimento e do interesse dos alunos. Tenho muito cuidado na escolha dos trabalhos por conta das dificuldades apresentadas por eles”, explica a professora Dalva Neves Carvalho. “Trabalhamos com material reciclável, como potes e garrafas de vidro, latas, CDs, caixas de embalagem do tipo tetrapak, papelão, garrafas plásticas, entre outros”, complementa a professora.

Cuidados 

Apesar do retorno presencial de alunos na sede (que mesmo na pandemia permaneceu em atividade administrativa, incluindo atendimentos online nos setores de Psicologia, Jurídico e de Assistência Social, entre outros), todos os cuidados relativos à pandemia estão preservados e ampliados.

“O protocolo de distanciamento social, a aferição de pressão arterial logo à entrada e o uso de máscara e álcool em gel continuam”, diz a presidente do GAPA, Nanci Alonso. Essa orientação vale também para os frequentadores do bazar que funciona na sede, cuja renda auxilia na manutenção da entidade, como despesas com luz, água, telefone e outros itens.

De tudo  

No bazar do GAPA é possível encontrar de tudo um pouco: de roupas e calçados a bijuterias e acessórios, além de artigos de decoração e utilidades domésticas. Tudo é vendido a preços convidativos, a partir das doações da comunidade e também de alguns lojistas. No caso das roupas e calçados, muitos itens são de marcas famosas, novos ou seminovos, ainda com a etiqueta original. O bazar funciona de terça a sexta-feira, das 13 às 17h, na sede.