Bolsonaro nega que haverá corte de recursos do SUS para tratamento de HIV

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta terça-feira (11) que não haverá corte de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pessoas com HIV. A afirmação foi feita a jornalistas durante agenda de campanha em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

“Quando se fala em orçamento para 2023, eu deixo claro: o orçamento não é um decreto. O orçamento é um projeto que o governo manda para o Congresso e o Congresso faz as devidas correções e só depois de fazer as correções –com sanção ou com o veto presidencial– que ele se torna o orçamento de verdade”, disse.

E completou: “essas críticas: vai faltar ovo ano que vem na merenda, fralda geriátrica não terá para os idosos, farmácias populares sofreram cortes… Não é verdade, é mentira.”

Na semana passada houve o detalhamento dos cortes de verbas que o governo prevê para 2023. No Ministério da Saúde, foram 12 programas atingidos, entre eles o que distribui medicamentos para tratamento da Aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais.

Na entrevista desta terça, Bolsonaro também afirmou que, no governo dele, todo o orçamento foi executado e que a oposição não tem o que criticar.

“O PT não tem o que falar de mim, então está falando algo para o futuro. É a mesma coisa de o PT divulgar que eu sou canibal, não tem cabimento. É sinal de que eles não têm o que criticar. No meu governo não teve corte de nada, todo orçamento foi executado”, declarou, em referência ao vídeo de uma entrevista dele que viralizou nas redes sociais em que trata de uma cerimônia de canibalismo.

Fonte: CNN