JORNAL DA ORLA: GAPA oferece oficinas diversas
O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa/BS está com novas oficinas em andamento, todas dedicadas às pessoas atendidas pela entidade, entre portadores do vírus HIV e seus familiares. As atividades acontecem na sede, que fica na Av. Epitácio Pessoa, 278, no Embaré, em Santos.
Neste semestre foram criadas turmas de Arte e Artesanato, com a educadora Nanci Alonso (que usa material reciclado); de Palhaçaria, com a professora Ludmilla Correa; Saber e Cidadania, com a assistente social Aline Lopes; Consciência Corporal, com Arlaine Gomes Andrade Silva; Teatro, Grupo Solidário e Alfabetização, com o psicólogo Andrew Augusto, sendo que esta última segue a metodologia Paulo Freire, fazendo com que os participantes voltem a escrever, exercitar o conhecimento e prestar atenção no conteúdo compartilhado.
Além de promover a convivência entre os atendidos pelo Gapa, a ideia é trabalhar em grupo, trocando experiências e vivências. Em alguns casos, o resgate de habilidades, novos desafios e a capacidade de aprender ficam evidentes, em meio a um ambiente leve, descontraído e acolhedor. Nos grupos são trabalhados aspectos da história de cada participante, com solidariedade e sem julgamentos.