Unaids cria grupo de trabalho para definir novas metas globais de combate ao HIV
O Unaids iniciou no final de julho o processo de definição de metas para 2030, que servirá como base para a próxima Estratégia Global de Aids. Uma Equipe de Tarefas de Metas Globais (GTT), composta por 33 especialistas de governos, sociedade civil e comunidades, doadores, organizações multilaterais e acadêmicos em saúde pública, 00 novas metas com base nas metas estabelecidas para 2025. A Equipe é copresidida por Chewe Luo, ex-diretor de HIV da Unicef e Michel Kazatchkine, ex-diretor executivo do Fundo Global.
Essas metas e a estratégia associada serão fundamentais para a reunião de alto nível sobre aids que ocorrerá em junho de 2026. As metas de HIV para 2030 estabelecerão marcos dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030, visando a redução de novas infecções por HIV e de mortes relacionadas à aids.
Conforme destacado na Atualização Global da Aids de julho de 2024 – “A Urgência do Agora: Aids em uma Encruzilhada” – haverá milhões de pessoas vivendo com HIV em 2030 e além. O próximo conjunto de metas focará nos serviços e sistemas que os países precisam implementar para garantir uma resposta sustentável e de propriedade nacional após 2030.
Ao definir as metas, o GTT levará em consideração o equilíbrio das áreas temáticas propostas, a mensurabilidade, evidências do impacto das intervenções, sensibilidade de gênero e direitos humanos. Essas metas só terão sucesso se forem adotadas pelos países, tornando essencial garantir sua relevância e o engajamento dos mesmos.
O GTT está na fase inicial de definição do escopo e trabalhará até novembro de 2024 para desenvolver um conjunto de metas recomendadas para o Unaids. Essas metas formarão a base do próximo processo de consulta da Estratégia Global de Aids.
Fonte: Agência AIDS