Festival de Parintins 2025 tem ação de prevenção ao HIV e ISTs com foco na saúde, diversidade e respeito
Enquanto as toadas ecoam pela ilha de Parintins e a rivalidade entre Caprichoso e Garantido agita a arena, o Festival de Parintins 2025 também se torna palco para a promoção da saúde e o respeito à diversidade. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza uma ampla ação de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante todos os dias do evento.
Com ações volantes e ponto fixo no Turistódromo, localizado na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, equipes da FVS-RCP estão distribuindo preservativos internos e externos, gel lubrificante e materiais educativos, além de oferecer orientação sobre cuidados em saúde sexual. A iniciativa tem como público prioritário foliões de todas as idades, especialmente jovens e população LGBTQIA+.
“Prevenção e promoção em saúde também são carros-chefe para que possamos fazer um belíssimo festival”, destacou a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, ao reforçar a importância de integrar saúde e cultura em um dos maiores eventos populares do país.
A ação é coordenada pelo Programa Estadual de HIV/Aids e outras ISTs, com apoio da Prefeitura de Parintins e de movimentos sociais organizados, como a Aliança Tabatinga e o coletivo Super Drag Transfronteira. O objetivo é ampliar o acesso à prevenção combinada, que vai além do uso do preservativo e inclui recursos como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e diagnóstico precoce.
“Queremos que todas as pessoas possam curtir o Festival com liberdade, mas também com consciência e cuidado. Saúde e respeito andam juntos”, afirmou Rodrigo Pedroza, coordenador do Programa na FVS-RCP.
Além das ações de saúde, as equipes também participaram do hasteamento da bandeira da diversidade nos currais dos bois Caprichoso e Garantido, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A cerimônia reforçou o compromisso com a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todas as identidades e orientações.
“Estamos levando informação e educação para toda a população, incluindo nós, LGBTs. Queremos nos divertir, mas com cuidado, com consciência”, acrescentou Jonysson Santos, coordenador do movimento Aliança Tabatinga.
Combinando tradição, inclusão e saúde pública, o Festival de Parintins 2025 mostra que é possível celebrar a cultura amazônica promovendo cidadania e direitos para todos.
Fonte: Agência Aids