Nossas campanhas
Na Dúvida, a Esperança é a Primeira que Morre - 1988
Cartaz de prevenção
Elaboração: Equipe técnica do Gapa.
Pintinho Com Aids, Pintinho Sem Aids / - Pombinha com Aids, Pombinha Sem Aids - 1990
Cartaz de prevenção enfatizando o fato de que a aparência não distingue quem é ou não portador do vírus HIV.
Concepção: Garcia Associados
Todo Mundo X a Aids - 1992
Campanha institucional de educação e prevenção composta de cartazes, folhetos e camisetas.
Contou também com a venda de camisetas para a arrecadação de fundos para o GAPA.
Elaboração: Equipe Técnica do Gapa
S.O.S Criança e Adolescente - 1993/1995
O principal objetivo deste projeto foi treinar professores da rede estadual de ensino para serem multiplicadores de informação em IST/AIDS e drogas, formando núcleos de prevenção em suas respectivas escolas, com a orientação, supervisão e suporte técnico da equipe do GAPA/BS.O projeto envolveu o corpo docente e discente de escolas estaduais localizadas nos 9 municípios que compõe a região da Baixada Santista.
Financiamento: War on Want
Elaboração: Nanci Alonso
S.O.S Santos. Um Mutirão da Vida Contra a Aids - 1995
Campanha institucional e de prevenção composta de cartazes, folhetos, camisetas, peças para jornais e comerciais de televisão e cinema que visava comprar uma casa para os órfãos da AIDS.
A campanha focou na educação e prevenção ao HIV, acabar com o estigma da cidade de Santos, que na época era conhecida como a Capital Nacional da AIDS e gerar renda para o GAPA com a comercialização de camisetas.
A campanha contou com a participação e pessoas em destaque na cidade: Alexandre Borgues, Sergio Mamberti, Rogério Sampaio, Paulo Roberto Jamelli Jr., Alexandre Gallo, Carmelinda Guimarães, Luis Américo, Lucia Teixeira Furlane , Cisco Aranha, Emerson Rodrigues, Eduardo Caldeira, Fabio Goulard, Valmir Nunes.
Concepção: J.W. Thompson
Programa de Atendimento à Família - 1996
Projeto do serviço social da entidade que atende pacientes e seus familiares através de distribuição de cestas básicas, encaminhamentos para serviços de saúde, assistência legal, psicológica e odontológica.
Financiamento: Ministério da Saúde e Fundo Estadual de Assistência Social
A vida é uma Festa, mas Aids não é Brincadeira - 1997
Campanha informativa composta de folders e cartazes tendo como público alvo adultos e adolescentes, com ênfase nos participantes do SOS Criança e Adolescente.
Financiamento: War on Want
Programa de Informação, Educação e Comunicação por meio de Oficinas de Comunicação e Expressão - 1998
Programa de informação e prevenção direcionado ao público adolescente e que tinha como principal objetivo buscar novas linguagens para falar de prevenção as IST/AIDS e drogas.
Realizamos oficinas de teatro, dança de rua e contemporânea, pintura mural e curta metragem.
Financiamento: Ministério da Saúde/UNDCP Mercury Phoenix Foundation
Empresa Cidadã, Amiga do GAPA/BS - 1999
Campanha feita junto as empresas da região para que as mesmas passassem a contribuir mensalmente com a Instituição, em troca as empresas podiam usar a logomarca da campanha em seus materiais de divulgação, vinculando seu nome ao do GAPA/BS para mostrar responsabilidade social.
Campanha de Carnaval - Pela Preservação do Peru - 2000
Campanha de educação e preservação no Carnaval com distribuição de preservativos. Composta de peça de jornal, folder e camiseta.
Elaboração: Equipe Técnica Do Gapa
Adoção - 2002
Campanha de arrecadação de fundos para o Núcleo Infantil do Gapa.
Composta por peças de publicidades para a televisão e cinema.
Concepção: J.W. Thompson
As crianças do GAPA precisam da sua ajuda para ver um mundo - 2003
Campanha de educação e prevenção, arrecadação de fundos para o núcleo Infantil do Gapa. Composta de cartazes, cinema e televisão. Com a participação do ator Alexandre Borges
Concepção: J.W. Thompson
Protect Yourself - 2005
Concepção: J.W. Thompson
GAPA/BS AQUI A VIDA TEM VALOR - 2006
Outdoors sobre educação e prevenção e arrecadação de fundos.
Concepção: J.W. Thompson
Sou Amigo da Criança, Sou Amigo da Vida - 2007
Campanha institucional, de educação e prevenção composta de folder, adesivo, camisetas, peça para jornal, comerciais de televisão e cinema que visava chamar atenção para o crescente numero de crianças infectadas e órfãos da AIDS.
Venda de camisetas para a arrecadação de fundos para o Núcleo Infantil do Gapa.
GAPA 20 Anos – Celebrando A Vida – 2008
Campanha institucional para marcar os 20 anos de existência do GAPA/BS, divulgação do novo endereço e de nossos serviços prestados com a reestruturação do espaço físico.
Composta de folder, banner, camisetas, peça para jornal e entrevistas para televisão.
Concepção: Rafael Branco
Mulher Sexo Forte contra a Aids - 2009/2010
Projeto de prevenção para mulheres com o objetivo de formar multiplicadoras de informação entre lideranças, principalmente de comunidades carentes, dando-lhes noções de cidadania e direitos reprodutivos e da mulher, sexualidade, violência domestica, IST/AIDS, drogas, etc.
Financiamento: Misereor
SEJA PURO - SEXO SEGURO NUNCA ESTÁ ERRADO - 2009/2010
Criada pela JWT, a campanha foi lançada no dia 1º de dezembro, no Dia Mundial do Combate a AIDS, com nova identidade visual e posicionamento do GAPA/BS.
Com o conceito: “Seja Puro. Sexo seguro nunca está errado”, a campanha divulgou uma mensagem de conscientização e prevençāo do HIV/AIDS de uma forma leve e divertida.
A campanha teve filmes para TV, cinema, ações de internet, rádio e peças publicitarias para jornal e redes sociais que foram feitas por artistas internacionais renomados: Gary Baseman, Alberto Cerriteño e Niark1.
A campanha recebeu os prêmios internacionais:
[2010] Fiap / Print / Bronze
[2010] El Ojo de Iberoamerica / Bronze / Print
MENU SOLIDÁRIO - 2011/2012
Ana Maria Braga, Malu Mader, Ney Latorraca, Sonia Braga, Tony Bellotto, Majori Estiano, Cláudia Matarazzo, Rodolfo Bottino, Rubens Ewald Filho, Joaquim Lopes, Leda Nagle, Lucinha Lins, Virginia Rosa e Leila Cordeiro elaboraram pratos para o menu solidário, toda a renda da venda desses pratos foi destinada ao GAPA.
Os pratos foram vendidos nos restaurantes Spazino d’ Itália, Santos Sabores, Casa Verde Bristo e Le Ville em Santos.
A VIDA PASSA MAIS RÁPIDO PARA QUEM NÃO USA CAMISINHA -2014
Criada pela J.W. THOMPSON, a campanha estreou em 1º de dezembro, no Dia Mundial do Combate a AIDS.
Objetivo é alertar que a Aids ainda não tem cura, e que o uso do coquetel causa efeitos graves para os usuários e, por isso, não pode se banalizado.
A Campanha contou com participação do cantor sertanejo Luan Santana e Sorocaba que cedeu a música Meteoro, para um dos anúncios
A campanha foi veiculada até o Carnaval em spot de rádio e comerciais de televisão em parceria com o Sistema de Comunicação A Tribuna Baixada Santista, e em nível nacional do SBT e na Record. As rádios Transcontinental FM – Energia FM – Metropolitana FM – Transamérica FM. A Editora Abril também apoiará a campanha nas revistas:Playboy, Nova, Claudia, Men’s Health, Women’s Health, Saúde e Mundo Estranho e no Jornal A Tribuna.
GAPA/BS 25 ANOS – CAMPANHA COMPRE ESSA CAMISETA E VISTA ESSA IDEIA. – 2013
Campanha institucional para marcar os 25 anos de existência do GAPA/BS que contou com a participação do ator Alexandre Borges, realização de vários Show musicais, espetáculos de teatros,camisetas, peça para jornal, rede social e entrevistas para televisão.
Concepção: Naira Alonso
Arte: 3D Disign Estúdio
Foto: Gino Pasquato
- GAPA/BS 30 Anos – CAMPANHA A LUTA CONTINUA POR ISSO ESTAMOS AQUI – 2018
Campanha institucional para marcar os 30 anos de existência do GAPA/BS.
Aproveitamos o momento para fazer um concurso da nossa
logomarca em busca de nova identidade visual, motivando as pessoas a se envolverem na causa Aids/HIV.
A designer paulistana Janaina Holovatuk, morada em Franca/S.P,
foi a vencedora do concurso.
A logomarca foi utilizada em todas as ações comemorativas e estampou camisetas, bottons, sacolas e canecas que foram vendidas em benefício da entidade.