Brasil certifica 59 municípios e 7 estados na eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B

Cerimônia será realizada no dia 3 de dezembro, em Brasília, e integra a agenda nacional do Dezembro Vermelho

O Brasil dará mais um passo importante na resposta às infecções sexualmente transmissíveis. Na próxima terça-feira (3), o Ministério da Saúde realizará, no Auditório Pedro Calmon, em Brasília, a cerimônia de entrega da Certificação Subnacional da Eliminação da Transmissão Vertical. Serão reconhecidos 59 municípios e 7 estados que alcançaram a eliminação ou que avançaram significativamente nas metas, recebendo selos de boas práticas nas categorias ouro, prata ou bronze para HIV, sífilis e/ou hepatite B.

A entrega das certificações acontece em meio às celebrações do Dezembro Vermelho — mês dedicado à mobilização nacional contra o HIV e a aids — e num ano simbólico para o País. Em 2025, o Brasil atingiu as metas para a eliminação da transmissão vertical do HIV e celebra quatro décadas de sua resposta à epidemia de aids, construída a partir do diálogo entre governo, academia e sociedade civil.

Pâmela Gaspar, coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, destaca que a adesão crescente de estados e municípios ao processo tem sido fundamental para consolidar os avanços.

“A certificação fortalece as ações tripartite, além de fomentar, apoiar e reconhecer os esforços de estados e municípios para a eliminação da transmissão vertical. Ano a ano, temos mais estados e municípios aderindo ao processo e se certificando. Com isso, o Brasil avança cada vez mais no alcance das metas de eliminação”, afirmou.

Como funciona a certificação

Para receber o reconhecimento, os municípios precisaram comprovar indicadores de impacto e de processo, garantir bases de dados qualificadas e passar por avaliações rigorosas realizadas pela Comissão Estadual de Validação (CEV). Além disso, todas as localidades passaram por visitas técnicas da Equipe Nacional de Validação (ENV) entre junho e setembro deste ano.

Criado em 2017, o processo já concedeu certificações a 151 municípios com mais de 100 mil habitantes e a 7 estados. Atualmente, são 228 certificações vigentes — 139 voltadas ao HIV, 71 à sífilis e 18 à hepatite B — considerando que um mesmo território pode acumular mais de uma certificação.

Exposição celebra 40 anos da resposta brasileira à aids

As celebrações do Dezembro Vermelho serão acompanhadas também pela abertura da Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids, no Sesi Lab, em Brasília. A mostra revisita quatro décadas de enfrentamento à epidemia, destacando políticas públicas, estratégias inovadoras, campanhas, projetos e a participação decisiva da sociedade civil na construção de uma resposta reconhecida internacionalmente.

A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada entre 1º de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2026.

Cerimônia de Certificação Subnacional da Eliminação da Transmissão Vertical

📍 Auditório Pedro Calmon, Brasília
📅 3 de dezembro de 2025

Exposição “40 anos da resposta brasileira à aids”
📍 Sesi Lab, Brasília
📅 1º de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026

Fonte: Agência Aids