Em sete meses, projeto “PrEP na Rua” realiza mais de 50 mil testes rápidos para ISTs; Cidade de São Paulo registra dois mil novos cadastros de PrEP

De janeiro a julho de 2024, a cidade de São Paulo registrou dois mil novos cadastros para uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) em ações extramuros do projeto “PrEP na Rua”, que oferece serviços especializados em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids em locais estratégicos. Além disso, foram realizados mais de 50 mil testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

No mesmo período, a cidade realizou 750 edições do projeto “PrEP na Rua”, que tem como objetivo democratizar o acesso à prevenção, testagem, diagnóstico e início do tratamento do HIV. As equipes se deslocam para locais públicos de grande circulação ou áreas onde se concentram segmentos mais vulneráveis da população.

A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais (tomados diariamente ou sob demanda) para prevenir a infecção pelo HIV antes de uma possível exposição ao vírus. Além da PrEP, as ações oferecem a profilaxia pós-exposição ao HIV, a PEP, que é usada após uma exposição de risco. Também estão disponíveis gratuitamente testagem para HIV e outras ISTs, preservativos internos e externos, sachês de gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.

Todos os serviços são gratuitos e visam ampliar o acesso a medidas preventivas e ao início da terapia antirretroviral (TARV) em casos de diagnóstico positivo, bem como retomar o tratamento em casos de abandono.

“O crescimento no número de pessoas cadastradas em PrEP demonstra a importância das ações extramuros e do compromisso contínuo da cidade de São Paulo em levar a saúde pública para o cotidiano da população. Estamos nos aproximando da marca de 50 mil cadastros para a PrEP, o que reforça a importância da prevenção como ferramenta fundamental na resposta inteligente à epidemia de HIV”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo.

Testes rápidos

A testagem regular permite o diagnóstico precoce, fundamental para interromper a cadeia de transmissão e melhorar a qualidade de vida, além de combater estigmas. O início imediato da terapia antirretroviral (TARV) é um dos principais fatores que têm contribuído para a redução contínua dos novos casos de infecção pelo HIV na capital.

Com o tratamento adequado, pessoas vivendo com o vírus podem se tornar intransmissíveis, ou seja, não mais transmitir o HIV durante relações sexuais. Isso ocorre quando a carga viral é reduzida a ponto de eliminar o risco de transmissão, conceito amplamente aceito no meio científico como “I=I” (indetectável igual a intransmissível) ou “I=0” (indetectável igual a zero risco de transmissão).

Diversificando o acesso na cidade de São Paulo

Iniciativas pioneiras na saúde pública brasileira, como a criação da Estação Prevenção – Jorge Beloqui, uma unidade localizada dentro da Estação República do Metrô, e do SPrEP, que oferece teleatendimento gratuito diariamente para acesso à PrEP e à PEP, colocam a cidade de São Paulo em destaque na resposta à epidemia de HIV. Como resultado, a cidade tem registrado uma redução contínua nos novos casos de infecção pelo vírus nos últimos seis anos, com uma queda de 45% entre a população geral e de 49% entre jovens de 15 a 29 anos.

Inaugurada em junho de 2023, em parceria com o Metrô de São Paulo, a Estação Prevenção funciona de terça-feira a sábado (inclusive feriados), das 17h às 23h, sem necessidade de agendamento prévio. Desde o início de suas atividades, a unidade já realizou mais de dez mil atendimentos.

Já o canal SPrEP – PrEP e PEP online opera diariamente das 18h às 22h, permitindo que os usuários acessem, por meio do aplicativo e-saúdeSP, uma teleconsulta com a equipe de saúde especializada. Após obter a prescrição on-line, o paciente pode retirar a profilaxia indicada em unidades distribuídas por todas as regiões da capital. Para utilizar a plataforma, é necessário residir na cidade de São Paulo e ter realizado um exame de HIV nos últimos sete dias, seja em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em um dos 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE), em um dos dez Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou por meio de um autoteste de HIV.

Desde seu lançamento em junho de 2023, o canal SPrEP – PrEP e PEP online já registrou quase 1,5 milhão de acessos, com uma média de 40 atendimentos por dia.

Máquinas automáticas de entrega de PrEP e PEP

Inovação na América Latina, as máquinas automáticas de entrega de métodos de prevenção ao HIV possibilitam que os usuários do canal SPrEP possam retirar a profilaxia indicada pela equipe de saúde de forma ainda mais fácil. Após a teleconsulta no serviço digital, o app e-saúdeSP disponibiliza um QR Code que, ao ser lido pelas máquinas, localizadas nas Estações Luz e Vila Sônia (Linha Amarela da ViaQuatro), permite o acesso em poucos segundos à PrEP ou à PEP, bem como a um kit autoteste de HIV.

“Com a ampliação do acesso às profilaxias por meio de teleconsultas e máquinas automáticas, a cidade está cada vez mais próxima de eliminar o HIV como um agravo de saúde pública”, pontua Cristina Abbate.

Unidades de saúde da Rede Municipal Especializada em IST/Aids

A população de São Paulo pode acessar todos os serviços especializados nas unidades convencionais da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME-IST/Aids): são 17 SAE e nove CTA fixos todos com funcionamento e segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O décimo CTA, chamado CTA da Cidade, é itinerante e funciona em um ônibus que leva os serviços dos CTA tradicionais para diferentes regiões do município. Funciona de quinta-feira a sábado, geralmente das 16h às 21h, reduzindo as barreiras de acesso ao SUS para populações vulneráveis ao HIV e outras IST.

Confira os endereços clicando aqui.

Agenda CTA da Cidade nas próximas semanas

15, 16 e 17 de agosto de 2024

Horário: 16h às 21h
Local: Comunidade do Gelo – Jardim Celeste (Zona Oeste)
Rua Sebastião Annunciatto, 535

22, 23 e 24 de agosto de 2024
Horário: 16h às 21h
Local: Perus (Zona Norte)
Rua Salles Gomes, 360 (recuo ao lado da praça)

29, 30 e 31 de agosto de 2024
Horário: 17h às 22h
Local: Santana (Zona Norte)
Praça Nakhle Khouri Gharib (recuo na esquina da Rua Força Pública com Avenida Santos Dumont)

Fonte: Agência AIDS