Notícias

Relatório da Unaids diz que 2.500 jovens são infectados pelo HIV a cada dia em todo o mundo - 05/06/2011

Todos os dias, cerca de 2.500 jovens são infectados pelo HIV em todo o mundo, de acordo com um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e AIDS (Unaids) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos internacionais.

 

A publicação indica que a prevalência do HIV entre jovens caiu pouco e alerta que as adolescentes enfrentam um risco desproporcional de infecção por conta de sua vulnerabilidade biológica, da desigualdade social e da exclusão.

De acordo com o relatório, pessoas com idade entre 15 e 24 anos concentram 41% das novas infecções entre adultos com mais de 15 anos em 2009. Em todo o mundo, cinco milhões de jovens viviam com HIV no mesmo período. A maioria deles vive na África subsaariana, é mulher e não sabe que foi infectada.

 

A publicação destaca que o início da adolescência é um momento oportuno para frear a epidemia de AIDS no mundo - já que é o período que antecede o início de uma vida sexual ativa. O documento elogia medidas adotadas em países como a Tanzânia, onde a ideia de homens que buscam relacionamento com meninas muito novas se tornou algo a ser ridicularizado.

 

Fonte: AGêNCIA BRASIL