Notícias

UNAIDS lança campanha Mulheres e Direitos em Brasília - 10/10/2012

A segunda edição da campanha “Mulheres e Direitos – Violência e HIV” será lançada hoje, dia 9 de outubro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O lançamento é promovido pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), a ONU/Mulheres, a União Europeia e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O objetivo é sensibilizar a população brasileira para a redução da violência e a promoção da igualdade de gênero e saúde da mulher.

A campanha também quer valorizar a contribuição da Lei Maria da Penha e da rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência no Brasil, a exemplo da Central 180, delegacias especializadas, casas-abrigo, juizados, varas criminais, núcleos e centros de atendimento.

No evento serão apresentados spots de rádio, folder, DVDs, painéis de pano e filmes para TV, que mostram situações baseadas em fatos reais. O material estará disponível em português, inglês, espanhol e, pela primeira vez, também em tikuna– idioma indígena falado por mais de 30 mil pessoas no Brasil.

A primeira edição da iniciativa foi promovida em agosto, no Rio de Janeiro, as vésperas da comemoração de cinco anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).


Maria da Penha

Todas as peças da campanha “Mulheres e Direitos” são estreladas pela biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que foi agredida pelo seu ex-marido por seis anos e alvo de duas tentativas de assassinato.

Sobrevivente e em busca dos seus direitos, Maria da Penha obteve apoio dos movimentos de mulheres e encaminhou o seu caso à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Entre as recomendações da OEA, em 2001, estavam a criação de uma lei para prevenção, punição e eliminação da violência contra as mulheres e a indenização de Maria da Penha, que de fato se concretizou sete anos após a sugestão da OEA e 25 anos após às tentativas de assassinato.

Redação da Agência de Notícias da Aids