Notícias

Vacina contra a Aids está no caminho de desenvolvimento dos cientistas - 23/08/2011

ara os produtores de vacina, talvez esse seja o desafio pela busca de anticorpos neutralizantes.

Estudiosos descobriram 17 anticorpos capazes de neutralizar o vírus HIV

 

 

O vírus HIV tem sido foco de estudo para cientistas que estão buscando o desenvolvimento de vacina contra a AIDS. Foram identificados 17 anticorpos poderosos que podem abrir caminhos muito importantes na busca do novo medicamento.

 

Os especialistas afirmam que os anticorpos são a "infantaria" do sistema imunológico e atacam invasores que podem ser vírus ou micróbios, marcando-os para serem destruídos por células chamadas de "assassinas" especializadas.

 

O manual de proteção de vacinas diz que é necessário munir anticorpos de forma a reconhecer patógenos, no entanto, está provado que está muito difícil no caso da imunodeficiência adquirida (HIV), que causa a AIDS.

 

Até agora, esta é a maior descoberta realizada nesse sentido, pois mostra que os novos anticorpos são amplamente neutralizantes. Além disso, os anticorpos também são considerados mais poderosos do que os descobertos anteriormente.

 

"Essa descoberta aumenta a esperança dos pacientes com AIDS, porém sabemos que o desenvolvimento de qualquer tipo de vacina pode demorar muitos anos. Portanto, a prevenção com o uso da CAMISINHA ainda é o melhor método preventivo", explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

 

Para os produtores de vacina, talvez esse seja o maior desafio pela busca de anticorpos neutralizantes do HIV. Os 17 anticorpos que foram descobertos tiveram que ser isolados em quatro indivíduos soropositivos, igual ao ato de procurar agulha em um palheiro, já que apenas um número muito pequeno de pessoas produz estas poderosas moléculas.

 

Fonte: AGORA - MS