Quem Somos?

Com 25 anos de existência, o Grupo de Apoio a Prevenção à AIDS da Baixada Santista, GAPA/BS, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atende uma região compreendida por 9 municípios da Baixada Santista do Estado de São Paulo e dá assistência a uma população com mais de 1,6 milhão de pessoas. O nosso trabalho consiste em atuar, prioritariamente, junto as populações com histórico de exclusão social, política e econômica, apoiando o resgate e garantia de seus direitos e incentivando seu protagonismo, pelo acesso à informação, serviços de saúde e até mesmo financeira.

Em 2.011 recebemos o PRÊMIO COMUNIDADE EM AÇÃO DO JORNAL A TRIBUNA E ULTRACARGO, na Categoria de MELHOR ENTIDADE do ano o que demostra o reconhecimento de nosso trabalho pela população e autoridades locais e com isso a certeza que estamos no caminho certo.

O trabalho desenvolvido pelo GAPA/BS é muito importante no contexto nacional, pois nos encontramos numa região portuária do país, onde se localiza o principal porto marítimo do Brasil e também da América Latina, o Porto de Santos. As cidades de Santos e São Vicente, ambas localizadas nos arredores do porto, possuem um dos maiores índices de crescimento do HIV na população e atualmente encontram-se no ranking das 20 cidades brasileiras com maior incidência de portadores de HIV/100 mil pessoas.

Vivemos essencialmente de doações da comunidade, de eventos que realizamos, do Brechó permanente em nossa sede, venda de camisetas, Os Amigos do GAPA/BS que contribuem mensalmente e a Campanha Empresa Cidadã Amiga do GAPA/BS.

Tivemos como órgãos financiadores a Misereor (Alemanha), War on Want (Inglaterra), Fundação Ford (E.U.A.), Embaixada Britânica, Aidscap/Brasil, USAID, Ministério da Saúde, Unesco, UNDCP, Fundo Estadual de Assistência Social, Mercury Phoenix Foundation e em todos nossos projetos cumprimos os objetivos estipulados, apresentamos relatórios descritivos e financeiros, que foram aprovados por todas as agências de financiamento.

Objetivos:

I. Lutar pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde pública ligada a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS/SIDA no Brasil;

II. Promover campanhas e ações de esclarecimento à população em geral a respeito da AIDS/SIDA -, Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs –, Hepatites Virais, medidas preventivas, sintomas, alertadores, evolução da doença;

III. Lutar contra a discriminação e contra comportamentos lesivos aos direitos humanos;

IV. Gerir o Programa GAPA/BS de Responsabilidade Social, com o objetivo de sistematizar sua atuação em projetos de interesse da comunidade, de forma ampla e objetiva, apoiando e desenvolvendo projetos sociais nas comunidades, prioritariamente, nas áreas de educação, saúde, meio-ambiente, cultura, esportes, capacitação profissional, geração de renda, ação e comunicação social, em especial na área de TV e Rádio difusão;

V. Promover, incentivar, fomentar, criar, organizar e realizar produções artísticas - Mostras, Festivais, Palestras, Seminários, Feiras, Campanhas e Eventos Culturais, tidos como: Artes Cinematográficas, Plásticas, Musicais, Folclore, Multimídia, Áudio Visual e Cênicas;

VI. Desenvolver atividade educacional, através do Núcleo Infantil do GAPA/BS, para atender crianças órfãs da AIDS, bem como crianças da comunidade, que estejam em venerabilidade social.

O GAPA/BS tem sua sede, em uma casa alugada, na Rua Colômbia nº 44, na cidade de Santos/SP, onde operacionaliza seu trabalho em três vertentes:

1 - Centro de Apoio ao Paciente de Aids/HIV;

2 - Núcleo Infantil do GAPA/BS;

3 - Centro de Apoio à Educação e Prevenção às DSTs/Aids/Droga.

Estão cadastra dos no Serviço Social 406 famílias, atendemos 55 crianças de zero a 12 anos em suas casas e 16 crianças matriculadas no Núcleo Infantil.

Atualmente distribuímos 45 cestas básicas mensais às famílias cadastradas na Instituição.